Quem são as Criaturas das Sombras?

Fala galera! Hoje, venho trazer uma teoria interessante sobre as Shadow Creatures para vocês. Eu não levo todo o crédito dessa teoria já que ela não é totalmente minha, grande parte foi retirada dos fóruns (aos quais deixarei links no fim da postagem) e tudo mais. Dito isto, vamos ao que interessa…

Primeiramente eu quero deixar claro que eu não estou falando sobre “Eles” (as sombras ou os Shadow Watchers aos quais Maxwell se refere no final do primeiro game, dizendo que “Eles” só observam e tal). Estou me referindo as sombras que atacam quando o player está insano (Crawling Horror e Terrorbeak).
                                     
Basicamente vou explicar como eu acho que os Anciões são, de fato, as Shadow Creatures e como aquelas coisas no Atrium NÃO são apenas estátuas.
Pera aí, o quê?!
Bom, para explicar, precisamos começar falando de um material raro do jogo, encontrado somente nas ruínas, o Thulecite.

O Thulecite é meio enigmático mas por sorte, Wickerbottom nos dá um indício do que seria ele; “Isso parece ser um resíduo ectoplasmático interessante de uma variedade de Ziosite“.
Sem saber o que Ziosite é, eu fui pesquisar sobre. Em meus resultados estava ZOIsite. Zoisite é um mineral, o que não é lá grandes coisas, até eu me deparar com um tipo em particular: Thulite. Parece muita coincidência se me perguntar, coloque o prefíxo THU com o sufíxo SITE e temos thulecite. Nós estamos, entretanto, deixando de lado um detalhe crítico; a parte ectoplasmática da fala de Wickerbottom. Quando você ouve a palavra “ectoplasmático” você talvez pense em fantasmas ou espíritos, ou talvez você pense na definição biológica, que basicamente é a camada superior de citoplasma em células. Provavelmente é a isso que nossa bibliotecária estava se referindo, mas é a parte sobrenatural que nos interessa aqui. Isto é; devido as estátuas Anciões que podem ser encontradas nas ruínas.
Existem dois tipos diferentes dessas estátuas – sem incluir um terceiro tipo mais recente (a qual falaremos mais pra frente) – sendo eles “Mago” e “Cabeça”.           

Bom, diferente das falas para Thulecite, o que tende a referir a isso como um material distinto ou raro, as estátuas tem algo um pouco diferente. Os personagens usam palavras como “pulsando” (Webber) ou “aura” (Wigfrid), e frases como “está alinhado com o mundo“. Estranhamente, as falas de Wickerbottom e de Wilson parecem ir contra uma a outra. Um deles diz “Isso parece estar misticamente alinhado ao mundo” e o outro diz “Parece estar fora de sincronia com o mundo“. Duas observações contraditórias da mesma coisa. (Alinhado e Fora de sincronia).

(Wickerbottom examinando as estátuas e dizendo “parecem estar misticamente alinhadas ao mundo”)
(Wilson examinando as estátuas e dizendo “parecem estar fora de sincronia com o mundo”)

Isso não é algo que acontece só uma vez também. (Essas observações distintas de dois personagens diferentes). Na verdade, outra instância de observações aparentemente opostas, também acontece com o Nightmare Fuel (combustível de pesadelo). Webber diz “é frio e escorregadio“, já Willow por outro lado, discorda ao dizer “eca, ainda está morno“. O fato de que esse tipo de contradição aparece com o nightmare fuel é interessante porque, adivinha quem amava o nighmare fuel? Isso mesmo, os Anciões. O uso excessivo do fuel foi o motivo de sua ruína, como Maxwell diz.
Então, como isso está relacionado com as estátuas? Bom, caso vocês não saibam, as estátuas tem o estranho hábito de mudar a posição de acordo com a fase do Nightmare Cycle em que as ruínas se encontram, as estátuas assumem expressões medonhas com fuel saindo de seus orifícios, cobrindo seus rostos e descendo até seus pés;
                                       
Isso, inclui também as “estátuas” ainda não mencionadas que são encontradas no Atrium, as quais seguem exatamente esse mesmo padrão, a única diferença entre elas é a composição dessa estátua, ela parece ser feita de um material estranho e aparentemente quase orgânico. Na verdade, alguns de nossos amados heróis parecem ter algo interessante a dizer sobre isso.

Willow diz “Estranhamente medonho“. Maxwell diz “É um material com uma qualidade surreal“. Mas mais chocante de tudo é o que Wendy diz: “Uma alma torturada“.
Note a frase, ela não diz que se parece ou que se assemelha a uma alma torturada, ela nem mesmo usa a palavra “estátua”. Ela simplesmente diz “uma alma torturada”. Você ainda acha que são mesmo estátuas?
                                         

O Atrium guarda muito mais do que simples estátuas, na verdade, joga toneladas de informações no jogador, e faz isso através dos Murais. Os personagens tem observações diferentes sobre cada um deles, mas no geral é a mesma coisa. A primeira parte do mural descreve as “pessoas” como nojentas, tristes, fracas e inferiores. Mais interessante: “é a pintura de algumas pessoas inseto“, como Webber descreve. Ou “um mural ancião de uma civilização não-mamífera” como dito pela Wickerbottom. Essas “pessoas” enquanto ainda pessoas, não eram humanas. Maxwell também tem algo único a dizer “um retrato da cidade antes do fuel“. Essa civilização anciã antes do fuel, era composta por pessoas-inseto.

O segundo painel de um jeito ou de outro, está faltando. Os personagens apenas dizem coisas como;“Perdido no tempo”, “não há pinturas”, “está tudo destruído”, enfim, vocês entenderam. É claro que nosso amigo inteligente, Maxwell, sabe exatamente o que está acontecendo: “todos nós sabemos o que acontece a seguir“. Sim, claro, todos nós estivemos presos em um trono de sombras em algum momento no passado, né?

De qualquer forma, a terceira parte do painel usa palavras como “escuridão”, “malígno”, “escuro”, “sombras”, “substância”, “tinta”, “gosma” e “óleo”. E a maioria descreve que isso estava “sob as pessoas”.

As coisas ficam bem assustadoras na quarta parte. Os Anciões passam por algum tipo de transformação descrita como “renascimento”, “escapando de suas carapaças de inseto”, “saindo de seus exoesqueletos”, “perdendo suas peles” mas mais importante monstros estão saindo de dentro deles, algo dito por Wolfgang. E então, eles simplesmente descrevem o quão ótimo a cidade se tornou. A não ser que você seja o Maxwell, aí você terá monólogos legais: “eu sei porque você me trouxe de volta aqui”, “mas não vai funcionar”. Lembrem-se dessa fala dele, falaremos novamente sobre ela, mais adiante.

Voltando um pouco, vamos falar sobre as estátuas mais uma vez. Você já está vendo elas de forma diferente? não? você deveria estar. Olhe mais atentamente para as estátuas no Atrium. Parece um pouco com pessoas, não? Não exatamente porque quase se parece, não sei… pessoas-inseto? Sem problemas se você ainda não está entendendo, o que quero dizer é que; essas coisas não são estátuas. Esses são os Anciões, ou pelo menos foram eles em algum ponto. Talvez você ainda não pense assim, mas eu não terminei. Preste um pouquinho mais de atenção nas “estátuas” no Atrium; durante a Nightmare Phase, elas levantam as mãos, mas você percebe um detalhe importante; aparece uma boca, uma boca bem grande, aliás. Junta essa boca desse tamanho com os espinhos nas costas e elas quase parecem idênticas a um… Terrorbeak?!
                                
                                    (fora os espinhos nas costas, observem a boca e os dentes na imagem da direita)

Isso não é tão absurdo quanto você pensa. Na verdade, nós já vimos esse lance de pele descascando e monstros saindo antes. Onde? com as peças de mármore de xadrez. Elas podem não ser orgânicas, mas a conexão existe. Há também uma última coisa para se mencionar sobre as estátuas, entretanto. Mesmo que elas sejam indestrutíveis no jogo (As estátuas do Atrium, apenas), os arquivos do game não implementados nos revelam algo bem interessante que parece mostrar de onde realmente vem o thulecite…

spoiler!?

Usar conteúdo não implementado como evidência (como no caso da imagem acima) é meio arriscado, mas o que essa imagem sugere é que; essencialmente, se as estátuas no Atrium são de fato o que restou da “carapaça” dos Anciões [depois de se transformarem nas criaturas das sombras] então o thulecite é um subproduto dessa transformação, como no caso das estátuas de moonrock.

“essas pessoas estão descascando suas peles, elas parecem diferentes por baixo” – Wilson.

E agora, faz sentido? Eu diria que os murais (e a fala dos personagens) deixam meio óbvio que os Anciões se “transformaram” nessas criaturas das sombras, mas para alguns de vocês essa ideia pode não fazer sentido e isso é justo também. De qualquer forma, deixem nos comentários o que vocês acham sobre tudo isso ou comentem suas teorias lá no Discord.

 

Fontes: Post nos fóruns / Canal do Zeklo / Ancient Murals na Wikia