Winona – Parente Próximo

Primeiramente, para quem ainda não viu o vídeo sensacional da origem de Winona que a Klei divulgou ontem, tá aí para conferirem:

Agora vamos a uma mini análise de Next of Kin: (parente mais próximo)

Acho que a primeira coisa a se notar na parede é o quadro com as conexões sobre alguns acontecimentos da história do game.
Então, a primeira grande pergunta é:quem é a pessoa por trás do quadro?ouquem foi que juntou todas essas informações?

Eu, pessoalmente acho que é Winona, apesar de algumas pessoas estarem dizendo o contrário. Digo que é Winona devido a quantidade de itens pessoais que se encontram no quadro. Não quer dizer que algum detetive (ou outro personagem) tenha pego todas essas coisas depois do desaparecimento de Winona, mas vamos aos itens pessoais. O primeiro deles sendo um retrato de sua família, ela, seus pais e sua irmã, Charlie. (que está linda, aliás)

Temos algumas fotos de Charlie, uma delas sendo um cartaz de desaparecida, o que significa que qualquer pessoa poderia estar em posse disso. Charlie está desaparecida desde 17 de abril de 1906, aliás, que é a mesma data do espetáculo Ato Final que vimos no vídeo de origem dela.

Curta animação: Ato Final
 

Então esses acontecimentos batem.


Também é possível ver uma carta de Charlie para Winona no quadro, a carta diz o seguinte;

Querida Winona,

Como tem ido?! Parabéns pelo novo emprego! Eu sabia que tu ia encontrar algo logo. Tem se adaptado bem aí? Está se cuidando direitinho?

Eu ainda estou aqui em San Francisco e as coisas estão indo bem. Meu parceiro de show de mágica tem me ensinado muito sobre atuação (presença de palco). Eu acho que vocês se dariam bem. Vocês dois são muito teimosos! Haha.

Não há nada muito interessante na carta, ela só pergunta do emprego de Winona, Menciona o seu e etc. Acho que o mais importante é que todas essas datas são antes de 1919, que foi o ano em que a fábrica foi incendiada. Então não há nada adicional, mas nós também não vemos o quadro completo então isso pode não ser verdade, talvez haja mais coisas de outras datas, mas eu creio que não.


Bom, tem algumas notas sobre a Fábrica Voxola como algo dizendo sobre precisar de acesso a fábrica, aplicação de trabalho (currículo) para trabalhar la e por último, uma foto da fábrica. E lá é onde Winona acaba indo trabalhar, então esses fatos parecem se conectar muito bem.


Caso essas coisas no quadro sejam de depois do acidente, não haveria necessidade de obter acesso á fábrica. Poderiam ser papeis antigos que não foram removidos mas é improvável.


A segunda coisa a se observar são as referências a outros personagens, como por exemplo a flor de Abigail. O que é bem estranho comparado com todas as outras coisas que estão no quadro. Quero dizer, temos um cartaz de desaparecido, temos projetos do WX-78 e tal.
Mas porque é que a Flor é tão importante para toda essa série de eventos?


Eu não tenho certeza sobre o quão relevante as conexões sobre as fotos são, algumas parecem aleatórias, outras talvez tenham alguma conexão, mas a flor é conectada a Charlie, que é conhecida por uma rosa. Talvez Wendy e Abigail são mesmo as gêmeas, sobrinhas de Maxwell, então talvez Maxwell tenha apresentado Charlie a elas em algum momento, e ela deu a elas, a flor? Talvez a flor tenha ficado onde eles desapareceram?
Abigail está espiritualmente conectada a sua flor, de acordo com Wickerbottom. Então talvez esse seja o motivo da flor estar no quadro?

É importante notar também que Charlie meio que tem a habilidade de conjurar alguém (ou o espírito de alguém) para dentro de objetos. Veja, por exemplo, o Fuelweaver sendo conjurado para uma rosa, ao morrer. Então talvez isso esteja conectado ao fato do espírito de Abigail estar preso na flor?

Eu não sei, mas é realmente intrigante que a flor seja um dos elementos chave aqui.


Bom, o cartaz de desaparecido que aparenta ser Woodie, não nos dá muita informação e não dá pra ler o que diz. Dá pra ver uma foto de um símbolo do portal próximo ao cartaz, é um desenho? Uma foto de algum fenômeno esquisito? E está próximo ao cartaz então talvez tenha alguma significância. Não sei.

O design de WX-78 é interessante porque não sabemos se está no quadro como algo que Winona planejava construir, ou se ainda seria construído. Ou esse manual é algo que foi recuperado de algum lugar? é meio estranho estar ali.

E então temos os incêndios, “San Fransciso em chamas”, “Biblioteca de Nova York em chamas” – provavelmente se referindo aos incidentes que serão mostrados no vídeo de origem de Wickerbottom, ou também pode ter algo a ver com Willow, talvez? É só suposição, mas pode ser!?


Tem também um cartaz de “Exposition Universelle” que aconteceu NO MUNDO REAL (Klei, como sempre ligando os eventos da história do jogo a eventos reais, amo.) em Bruxelas, na Bélgica no ano de 1910.

Exposition universelle - Imagem Original

Exposition universelle et internationale de Bruxelles
Henri CassiersExposition universelle de Bruxelles de 1910, affiche.

Esse evento pode estar conectado a Wes já que foi uma exposição, mímicos comparecem a esses tipos de exposições mas essa é uma ideia vaga, tem também a possibilidade de Wigfrid, talvez? não sei.
O que não vemos no quadro são coisas relacionadas a Webber e Wolfgang, se bem que Wolfgang é “citado” nos Puzzles de William Carter, mas até agora temos zero informação sobre Webber. Eu não faço ideia de onde ele se encaixa na timeline e nem nada do tipo. Só sabemos que ele era um garoto fazendeiro mas fora isso… nada.


Continuando, é dado um zoom na fábrica e podemos ver um símbolo do rádio PR-76 no topo dela. E então vemos Winona trabalhando, as pessoas correndo de algum acidente que está acontecendo e o mais importante; uma pessoa misteriosa sendo levada pelo portal. O Primeiro pensamento é “é Wagstaff, certo?” quer dizer, tem o símbolo da Voxola na porta dele, provavelmente é o local de trabalho dele, tem a silhueta dele que é a mesma de um dos novos personagens que serão lançados pro Hamlet, nas próximas atualizações, já tem até sons nas pastas do jogo pra ele, enfim.


A descrição para ele é “um inventor que se encontra exatamente onde ele quer estar” o que é meio estranho já que aqui, no vídeo, ele está meio que lutando contra isso, querendo ficar. Talvez ele não estivesse pronto para ir naquela hora ou talvez ele tenha ido e só depois decidido ficar lá, não sei.
Seguindo esse acontecimento, temos Charlie aparecendo no portal. Acho que é bom notar que ela ainda está naquela forma em conflito consigo mesma, antes de se aceitar com a parte de sombra, o que faz sentido já que esses acontecimentos (do vídeo de Winona) se passam antes de A New Reign.

Curta Animação: New Reign

Isso também é interessante porque até então, todos pensávamos que Maxwell era quem estava puxando as cordinhas, mas aqui vimos que não é bem assim. Será que era mesmo Maxwell “trabalhando” com Wagstaff, e Charlie simplesmente viu uma possibilidade de levar Winona ali, ou será que era Charlie trabalhando com Wagstaff, enquanto Maxwell estava indo atrás dos sobreviventes? é algo interessante para se pensar sobre.


Há também um pôster na parede que diz que há sombras entre nós, pode ser só a Klei nos zoando, ou talvez seja algo indicando que mais pessoas sabem sobre essas coisas do que nós pensávamos?

Por fim, eu achei bem interessante o fato de que não foi Maxwell quem levou todo mundo pra Constante, Winona e (possivelmente) Wagstaff não foram levados por ele, o que levanta a pergunta; quem mais?

Como será que os outros personagens foram levados e por que?

Enfim, esse vídeo nos trouxe algumas respostas e mais uma toneladas de perguntas, o que não é novidade, conhecendo a Klei. O hype para saber a conexão entre os próximos personagens e a origem deles, só aumenta.

Agradecimentos ao Peixe do Vento lá do nosso Discord por algumas ideias e ao Zeklo pelo vídeo de primeiras impressões sobre a lore de Winona.

Comentem o que vocês acharam e escrevam suas teorias, vaaaleu.